União das Freguesias de Venade e Azevedo União das Freguesias de Venade e Azevedo

Caracterização

Venade

INFORMAÇÃO SUMÁRIA

Padroeira: Santa Eulália
Habitantes: 820 pessoas em 2011.
Eleitores Inscritos: 840 eleitores no ano de 2011.
Sectores laborais: Agricultura, construção civil, comércio e serviços.
Tradições festivas: Nossa Senhora dos Remédios (14 e I5 de Agosto), Santa Eulália (Dezembro), Senhor do Socorro (Julho), Santo António (Junho) e Santíssimo (Junho).
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Cruzeiro de Venade, fontanário, coreto, Igreja Paroquial e arcadas de portões brasonadas, Capela de Santo Antão, Monte de Santo Antão com vestígios arqueológicos, Penedo do Fojo (Aldeia Nova), rio Coura (sítio do Pego), rio Tinto (moinhos), largos do Adro e do Senhor do Socorro.
Artesanato: Cestaria em vime.
Gastronomia: Papas de milho, cozido à portuguesa, presunto e Vinho Verde, chouriços (de carne, de sangue e de cebola e massa) e broa de milho.
Colectividades: Centro de Cultura e Desporto de Venade, Grupo Desportivo e Cultural de Venade e Grupo Coral de Venade.

ASPECTOS GEOGRÀFICOS

Situada a três quilómetros da vila de Caminha, a sede do concelho a que pertence, a Freguesia de Venade ocupa uma área de cerca de 585 ha. Confronta, a Norte, com o rio Coura (margem esquerda), encontrando-se Vilar de Mouros (lugar de Marinhas) e a Freguesia de Seixas (lugar de Coura), na outra margem. A Sul, faz limites com as Freguesia de Azevedo e de Gondar. A Nascente, estabelece limites com as Freguesia de Argela e de Dem, A Poente, limita com as Freguesia de Vilarelho, de Cristelo e de Moledo.
É circundada pelos montes da Chã Vermelha, da Senhora da Serra ou das Neves e de Santo Antão, estende-se desde um bonito e produtivo vale até ao planalto dos montes citados. Desta forma apresenta uma paisagem rural com uma considerável componente florestal e, também, uma área de junqueiras na sua zona ribeirinha, no que ao rio Coura diz respeito.
Efectivamente, todas as freguesias aqui citadas, pertencem ao concelho de Caminha.
Venade é formada por 16 lugares principais: Aldeia Nova, Barge, Castanheirinho, Chão, Coruche, Cruzeiro, Cruzinha, Escusa, Feital, Fornas, Mouteira, Poço, Ribas, Rio Tinto, Rosmaninho e Sobral.
Do seu património, o destaque vai para o formoso Cruzeiro de Venade esculpido, em cantaria, estilo barroco, com a N. Sra. da Conceição sobre o fuste salomónico. Construído entre 1760 e 1790 a expensas do povo, está classificado como de “Interesse Público”. Nota, ainda, para os Cruzeiros da Escola, do Senhor do Socorro e da Rua. Também, para as capelas e para o vasto conjunto de alminhas e dois relógios de sol. Tem Venade quatro capelas. Capela de Santo Antão; Senhora do Caminho; Senhora do Loreto e Senhor do Socorro. Só a de Santo Antão é pública, construída provavelmente nos séculos XIII ou XIV.
A freguesia é dotada de várias fontes de água.
Venade é, também, muito procurada, quer pelo património arquitectónico envolvente ao Adro onde está o coreto, a Igreja Paroquial e a Junta de Freguesia, quer pelos belíssimos panoramas observados do Miradouro do Fojo, e de outros pontos elevados desta terra.
Os cursos de água como o rio Coura e o rio Tinto são agregadores de valores turísticos e de lazer.
As terras, designadamente as mais enxutas das encostas, produzem um excelente vinho verde.


Azevedo

INFORMAÇÃO SUMÁRIA

Padroeiro: S. Miguel.
Habitantes: 158 pessoas (I.N.E. 2011).
Eleitores Inscritos: 145 eleitores em 05-06-2011.
Sectores laborais: Agricultura e pecuária.
Tradições festivas: S. Miguel (29 de Setembro), S. Bento (último domingo de Junho) e Menino Jesus (25 de Dezembro).
Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja de  S. Miguel de Azevedo e Capela de Nossa Senhora das Barracas  e Vistas Panorâmicas, Azenhas, Aspectos Rurais da Freguesia.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

A freguesia de Azevedo estende-se pelas vertentes dos montes que a envolvem: Monte de Santo Antão, Monte da Chã Vermelha, Monte do Vieiro, e Monte da Senhora da Serra ou das Neves. Azevedo, por isso,  desfruta de uma natureza pródiga em vegetação típica do Alto Minho, donde se destaca o Azevinho,  pela quantidade que apresenta, isso para além dos pinheirais e outras espécies tradicionais como os carvalhos, sobreiros,  amieiros, austrálias, e tantas outras. O azevinho, como espécie  protegida, encontra nestas terras o respeito de todos, pela sua importância no ecossistema.
Localizada a Sudeste do concelho de Caminha, ao qual pertence, tem uma área de aproximadamente 558 ha (I.N.E.).
Como freguesias vizinhas a estão: a Norte Venade, a Sul Vile e Riba de Âncora, a Nascente Dem e Gondar, e a Poente  a freguesia de Moledo, todas elas, aqui referidas, pertencentes, igualmente, ao concelho de Caminha.
Como lugares principais destacam-se: Matos, Regueiro, Barracas, Vilas, Rua da Insua, Devesa, Paço, Cruzeiro, Valindra, Lagos, Mourão, Souto, Cotos, Vale, Prado; Aguieira, Bouça Velha, Aldeia, e Mana.

© 2025 União das Freguesias de Venade e Azevedo. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia